quarta-feira, 30 de julho de 2014

Anúncios publicitários para mídia impressa (8º ano)

Queridos alunos,

Como sabem, os anúncios publicitários servem não só para vender produtos, mas também para propagar ideias. Além disso, podem ser encontrados em todo lugar: páginas de revistas ou jornais, outdoors, pontos de ônibus, postes etc.

Neste link, é possível ver 41 anúncios publicitários de mídia impressa, provenientes de todo canto do mundo (todos devidamente com tradução para o português). Todos tratam de causas sociais, e buscam, cada um do seu jeito, melhorar o planeta em que vivemos. Alguns são fortes, pois visam chamar a atenção do leitor através do choque inicial.

Esses anúncios são exemplos claros de como a criatividade é importante no mundo publicitário. Alguns não apenas utilizam as imagens, mas as colocam em locais estratégicos para causar um impacto maior no público-alvo.

Aliás, qual é o público-alvo de cada anúncio? É possível perceber uma diferença entre a linguagem utilizada nos anúncios impressos e nos anúncios televisivos que postei mais cedo? Qual grupo de anúncios (televisivo ou impresso) faz mais uso de verbos no modo imperativo?

Em sala de aula falaremos mais sobre esses materiais.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Anúncios publicitários para televisão (8º ano)

Boa noite!

Hoje trago pra vocês alguns exemplos de anúncios publicitários feitos para televisão.


Como podem ver, cada anúncio vende um produto específico, e a maioria utiliza humor. Como são feitos para a televisão, o aspecto não-verbal (isto é, as imagens) recebem uma atenção especial. É diferente do que ocorre com o anúncio de mídia impressa, nos quais a parte verbal costuma ter maior destaque.

Tentem analisar as demais características desses anúncios: qual é seu público-alvo? Que tipo de linguagem utiliza (norma culta / coloquial)? Predomina o sentido literal ou o figurado? A presença de verbos no imperativo é grande?

Mais tarde colocarei aqui anúncios retirados de mídia impressa, a fim de fazermos uma comparação.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Interpretação de anúncios publicitários (8º ano)

Olá!



De volta das férias, trago pra vocês o link de um vídeo sobre como analisar e interpretar anúncios publicitários. Com ele, é possível relembrar algumas das principais características desse gênero textual, além de vê-las em uso em dois anúncios diferentes.







Preparem-se para colocar esses conhecimentos em prática e analisar vários anúncios publicitários, provenientes das mais variadas mídias.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Exercícios extras - Sujeito

Queridos alunos,

Seguem mais exercícios extras, sobre sujeito.

**************************************************

1) Sublinhe os sujeitos:

     a) "Nenhum governo é bom para os homens maus." (Marquês de Maricá)
     b) "Tudo passa sobre a terra." (José de Alencar)
     c) Depois da abdicação do Imperador, em 7 de abril de 1831, nosso país entrou em grande agitação.
     d) "Poti e seus guerreiros o acompanharam." (José de Alencar)
     e) "De repente, entre os ramos das árvores, seus olhos viram sentada, à porta da cabana, Iracema..." (José de Alencar)
     f) No ano centenário da fundação de nossa cidade, realizaram-se grandes obras.
     g) "Nenhum respeito lhes inspiram os cabelos brancos." (Carlos de Laet)
     h) "Ninguém se fie da felicidade presente." (Machado de Assis)
     i) "As virtudes são econômicas, mas os vícios, dispendiosos." (Marquês de Maricá)
     j) "O dia descobre a terra, a noite descortina os céus." (Marquês de Maricá)
     k) "Para onde vai a minha vida, e quem a leva?" (Fernando Pessoa)

2) Sublinhe os núcleos dos sujeitos.

     a) As araras de cores vistosas posavam para os turistas.
     b) No inverno as noites são mais longas.
     c) Ao longo da praia sucediam-se hotéis, restaurantes, casas luxuosas.
     d) As geadas e as secas deixam os lavradores preocupados.
     e) À noite, Anselmo voltou para casa exausto.
     f) A voz do orador era bonita, mas suas palavras soavam ocas.
     g) Furioso, o pasteleiro chinês correu atrás do ladrão.

3) Classifique o sujeito das seguintes orações:

     a) "Queres tu abandonar teu esposo?" (José de Alencar)
     b) As doenças e as guerras ceifam milhares de vidas.
     c) "Agora só buscas as praias ardentes." (José de Alencar)
     d) No colégio ensinaram-me o bom caminho.
     e) Aprendem-se muitas coisas com a força de vontade.
     f) Não se progride sem esforço
     g) O aqualouco atirou-se do trampolim.

4) Em "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/De um povo heroico o brado retumbante...", início do Hino Nacional brasileiro, o sujeito é:

     a) oculto
     b) indeterminado
     c) as margens plácidas
     d) um povo

5) Identifique a alternativa em que não aparece sujeito indeterminado.

     a) Está muito frio hoje.
     b) Vive-se bem nesta cidadezinha!
     c) Durante as comemorações, trouxeram muitos brinquedos para os garotos do orfanato.
     d) Come-se bem neste restaurante.
     e) Fala-se muito mal de estrangeiros por aqui, não?

******************************

Todos os exercícios foram adaptados do livro Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla.

Exercícios extras - Frase, oração e período

Queridos alunos,

Seguem mais exercícios extras, desta vez sobre frase, oração e período.

**************************************************

1) Aponte os enunciados que são frases, mas não constituem orações:

     a) Cuidado!
     b) O Brasil exporta minério, café e soja.
     c) Meus pêsames!
     d) Muito riso, pouco siso.
     e) As árvores pintam de luz o verde de suas folhas.

2) Diga quantas orações há em cada verso reproduzido:

     a) "A razão dá-se a quem tem." (Noel Rosa)
     b) "Acabou a hora do trabalho, começou o tempo do lazer." (Arnaldo Antunes)
     c) "O vento verga as árvores, o vento clamoroso da aurora." (Mário Quintana)
     d) "Toda vez que toca o telefone, eu penso que é você." (Engenheiros do Hawai)
     e) "Deus diz: faze TU, que eu te ajudarei. Madruga e verás, trabalha e terás." (Glauco Matoso)

3) Divida os períodos em orações:

     a) As palavras de importação penetram na língua graças à influência que as culturas e civilizações exercem umas sobre as outras.
     b) No decorrer dos séculos, criaram-se, no seio da língua, devido ao inventivo povo luso-brasileiro, numerosas palavras enriqueceram nosso vocabulário.
     c) Encontramos, no vocabulário português, palavras oriundas do grego, do alemão, do árabe, do francês, do inglês, do italiano...

******************************

Todos os exercícios foram adaptados do livro Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla.

Exercícios extras - Verbos

Queridos alunos,

Seguem alguns exercícios extras sobre verbos, para quem quiser praticar um pouco mais antes da avaliação de recuperação.

**************************************************

1) Substitua adequadamente os asteriscos pelos verbos conjugados no indicativo u no subjuntivo:

     a) Essa gente quer que nos ***** à poluição! (acostumamos - acostumemos)
     b) Eu penava que eles ***** para casa. (iam - fossem)
     c) Não sei se Telmo ***** de esquiar. (gosta - goste)
     d) Talvez a ponte ***** de podre. (caiu - tenha caído)
     e) Preferia um guia que ***** inglês. (falava - falasse)
     f) Preferi o Vitório, que ***** inglês. (falava - falasse)

2) Substitua o * nas frases pelas formas corretas dos verbos entre parênteses:

     a) Qualquer pessoa que * tal notícia não a levaria a sério. (ler)
     b) Se eu * anos fora de São Paulo e voltasse agora, acho que não acertaria nem com a minha rua. (passar)
     c) Não * aquelas garrafas de cerveja que iriam tornar-me mais feliz. (ser)
     d) Naquele encontro, Lúcio me falou da nova casa que ele * dias antes. (comprar)
     e) Não * testemunhas que provassem a minha inocência. (faltar)
     f) Embora nunca * à Sibéria, sei que lá é frio. (ir)
     g) Talvez haja até quem * esses espertalhões. (aplaudir)

3) Em lugar de que tempo estão usados os verbos em destaque?

     a) Amanhã vou a Petrópolis.
     b) Não matarás.
     c) "Anchieta parte em um navio..." (Carlos de Laet)
     d) Se tivéssemos estudado, estávamos aprovados.
     e) Agora ninguém fala, ordenou o professor.
     f) Se não me avisas a tempo, surpreendiam-me em casa.
     g) Honrar pai e mãe.
     h) Trataram-no como se ele fora o mais vil dos escravos.
     i) "A única coisa que devêramos fazer seria bater nos peitos." (Raquel de Queirós)
     j) Firmino, eu precisava de um favor seu.
     k) "Mas se ele vivesse... não existias tu agora." (Almeida Garrett)

4) Classifique os períodos, antepondo a eles as letras I ou S, conforme ocorrer imperativo ou subjuntivo:

     a) "Montemos nós quatro na vaca e voemos para casa." (Edy Lima)
     b) "Que se rendam ao morto as mesmas homenagens." (Josué Guimarães)
     c) Bons ventos o levem!
     d) Levem seus livros para casa, disse-lhes o professor.
     e) Deus o acompanhe!
     f) "Descanse, mãe, você contará depois - Iuta pedia." (Adonias Filho)

5) Responda às perguntas acerca da frase:

    Arnaldo vendeu a moto que comprara de um amigo.

     a) Em que tempo está o verbo comprara?
     b) Qual a forma composta correspondente a comprara?
     c) Como se justifica o emprego desse tempo verbal?

******************************

Todos os exercícios foram adaptados do livro Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Anúncios publicitários (vídeos) sobre a Copa do Mundo

Bom dia!

Com a aproximação da Copa do Mundo, muitas empresas estão usando o torneio como pano de fundo para suas campanhas publicitárias. Embora obviamente o objetivo principal seja vender seus produtos, também reforçam o chamado para torcermos pra nossa Seleção.

Nesta postagem, trago pra vocês alguns dos vídeos mais comentados no momento. Posteriormente, publicarei também anúncios publicitários veiculados em mídia impressa.

Nike: Quem ganha fica



Itaú: Mostra tua força, Brasil



Rede Globo: Somos Todos Um Só



E vocês, conhecem outras campanhas publicitárias sobre a Copa do Mundo 2014? Compartilhem-nas nos comentários!

Esses materiais servirão como base para os anúncios publicitários que estamos desenvolvendo em sala de aula.