Ainda em clima de Carnaval, vamos verificar o significado e a origem de alguns termos relacionados a essa festa?
Carnaval
O dicionário traz três significados diferentes para essa palavra:
- "No mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais. Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas.
- Os três dias imediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas, dedicados a diferentes sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo de momo.
- Confusão, trapalhada, desordem."
O nosso Carnaval equivale ao 2º significado.
Quanto à origem da palavra, não existe um consenso entre os estudiosos, mas tudo leva a crer que o termo vem do latim "carnem levare", que significa "suspender a carne". Isso porque, logo após o Carnaval, os cristãos entram no período conhecido como Quaresma, durante o qual, originalmente, não se deveria comer carne, ou seja, o consumo de carne ficava suspenso por 40 dias.
Rei Momo
É o "Indivíduo, geralmente escolhido entre os mais gordos, que se fantasia de rei do carnaval."
Este termo está diretamente relacionado à mitologia grega, já que Momo é o nome da filha da deusa Nix (noite). Lógico que a Momo grega passou por muitas mudanças até se tornar o Rei Momo que conhecemos hoje: foi na Roma antiga, por exemplo, que um homem começou a ser escolhido para representar a deusa no carnaval; depois, homens obesos começaram a ser escolhidos, para representar a fartura, o excesso e a extravagância.
Sambódromo
Nada mais é que a "Pista onde se exibem dançando e cantando escolas de samba, blocos carnavalescos, ranchos, etc."
A origem desse nome é simples: é a mera união da palavra samba com o termo grego dromo, que pode significar, entre outras coisas, "pista". Logo, sambódromo seria uma pista de samba, assim como aeródromo é uma pista para aeronaves e autódromo é uma pista para automóveis.
Esse termo foi criado por Darcy Ribeiro, antropólogo e professor cujo nome batiza o sambódromo do Rio de Janeiro.
Trio elétrico
É um "Caminhão provido de aparelhagem de som ou música ao vivo, alto-falantes, e que executa, em geral em alto som e em movimento, sambas, frevos, forrós, etc."
Mas por que esse nome? Bom, sua origem ocorreu em 1951, em Salvador, quando três músicos (Dodô, Osmar Macedo e Temístocles Aragão - por isso "trio") saíram em cima de um carro, tocando com equipamentos que amplificavam o som (por isso "elétrico"). Já no ano seguinte, devido ao sucesso do trio, começaram a desfilar com um caminhão em vez do carro, consagrando o trio elétrico que conhecemos hoje.
Samba-enredo
Consiste em um "Samba composto especialmente para ser cantado durante os desfiles das escolas de samba por ocasião do carnaval. A letra desse samba e o enredo do espetáculo em desfile têm um tema em comum, quase sempre de fundo histórico-patriótico."
Como cada escola de samba precisa escolher um tema para criar o enredo de seu desfile, desde 1955 ficou estipulado que o samba cantado também deveria estar de acordo com o tema escolhido, começando, oficialmente, a utilização do samba-enredo durante os desfiles.
Escola de samba
Não é uma escola onde as pessoas aprendem a sambar, mas sim uma "Sociedade musical e recreativa, composta de sambistas, passistas, compositores, músicos, figurinistas, etc., e que promove festejos, espetáculos e desfiles (especialmente durante o carnaval)."
As escolas de samba se originaram dos blocos de carnaval, dos quais diferem por seguirem padrões definidos (presença da ala das baianas, samba-enredo, carro alegórico etc.). O termo foi utilizado oficialmente apenas em 1932, embora as bases para as escolas de samba já tivessem sido criadas em 1928.
Carro alegórico
Trata-se de um "Carro muito enfeitado que em certos dias de festa, particularmente no carnaval, desfila exibindo grandes figuras alegóricas ou simbólicas."
Uma das características mais marcantes dos desfiles de escolas de samba, os carros alegóricos trazem enfeites representativos do tema escolhido pela escola. Em cima desses veículos, que são empurrados por pessoas, normalmente desfilam os principais destaques das escolas, como as rainhas de bateria.
**************************************************
E aí, o que acharam? Lembram de mais algum termo interessante relacionado ao Carnaval?
**************************************************
O dicionário utilizado como referência foi o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 4ª edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário