Corrigindo alguns trabalhos e pesquisas de vocês, percebi que muitos têm dificuldades em organizar as informações, formatar o trabalho e evitar a simples cópia da internet. Portanto, resolvi publicar aqui algumas dicas para que vocês entendam o que é esperado que vocês façam quando uma pesquisa escolar é solicitada.
- Procure pesquisar em fontes confiáveis. Fontes impressas (livros, apostilas etc.) costumam ter informações mais seguras. As fontes virtuais (sites) também são válidas, mas lembrem-se de que elas podem trazer dados incorretos ou equivocados.
- Não transforme seu trabalho em uma simples cópia de materiais prontos. Fazendo isso, além de não aprender nada você ainda corre o risco de ter seu trabalho anulado. O ideal é ler todo o material pesquisado, destacar as principais informações que ele traz e escrever um texto, explicando-as com suas próprias palavras.
- Seja o mais específico possível no título do seu trabalho. Escrever na capa simplesmente "trabalho de português" não deixa claro o assunto abordado.
- Escreva o trabalho em um dia e releia-o no outro. Dessa forma, fica mais fácil perceber partes que contenham erros ou que estejam confusas.
- Peça para algum amigo ou parente que leia seu trabalho. Eles podem perceber as partes erradas ou confusas que passaram despercebidas por você.
- Sempre que for utilizar imagens, acrescente a elas legendas.
- Caso o trabalho seja digitado, garanta que a fonte utilizada seja única no arquivo todo. Também é importante utilizar uma fonte de fácil leitura. As mais comuns são a Arial e a Times New Roman.
- Atente também para o tamanho da letra: os textos podem ser em tamanho 11, enquanto os títulos podem ser escritos em fonte 18 e os subtítulos, em fonte 12.
- Não se esqueça do espaçamento existente antes do início de um parágrafo!
Sobre a divisão do trabalho, uma boa organização é a seguinte:
- Sumário: relação dos assuntos abordados no trabalho, ordenados e com o número das páginas. Apenas a capa, a folha de rosto e o próprio sumário não devem constar nessa lista.
- Introdução: explicação resumida do que se trata o trabalho.
- Desenvolvimento: é a parte mais importante, pois aqui vão constar todas as informações pesquisadas. Caso o assunto seja muito extenso, esta parte pode ser dividida em capítulos.
- Conclusão: o que aprendeu com o trabalho e seu ponto de vista sobre o assunto estudado.
- Referências bibliográficas: lista com todos os livros, apostilas sites e quaisquer outros materiais utilizados como fonte de pesquisa.
Seguindo essas sugestões, vocês garantem a produção de trabalhos de qualidade.
Para escrever essas dicas, baseei-me em um texto publicado no site Sua Pesquisa.
Bons estudos,
Prof.ª Teresa Cristina
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