sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Dicas para fazer uma boa pesquisa

Queridos alunos,

Corrigindo alguns trabalhos e pesquisas de vocês, percebi que muitos têm dificuldades em organizar as informações, formatar o trabalho e evitar a simples cópia da internet. Portanto, resolvi publicar aqui algumas dicas para que vocês entendam o que é esperado que vocês façam quando uma pesquisa escolar é solicitada.


  1. Procure pesquisar em fontes confiáveis. Fontes impressas (livros, apostilas etc.) costumam ter informações mais seguras. As fontes virtuais (sites) também são válidas, mas lembrem-se de que elas podem trazer dados incorretos ou equivocados.
  2. Não transforme seu trabalho em uma simples cópia de materiais prontos. Fazendo isso, além de não aprender nada você ainda corre o risco de ter seu trabalho anulado. O ideal é ler todo o material pesquisado, destacar as principais informações que ele traz e escrever um texto, explicando-as com suas próprias palavras.
  3. Seja o mais específico possível no título do seu trabalho. Escrever na capa simplesmente "trabalho de português" não deixa claro o assunto abordado.
  4. Escreva o trabalho em um dia e releia-o no outro. Dessa forma, fica mais fácil perceber partes que contenham erros ou que estejam confusas.
  5. Peça para algum amigo ou parente que leia seu trabalho. Eles podem perceber as partes erradas ou confusas que passaram despercebidas por você.
  6. Sempre que for utilizar imagens, acrescente a elas legendas.
  7. Caso o trabalho seja digitado, garanta que a fonte utilizada seja única no arquivo todo. Também é importante utilizar uma fonte de fácil leitura. As mais comuns são a Arial e a Times New Roman.
  8. Atente também para o tamanho da letra: os textos podem ser em tamanho 11, enquanto os títulos podem ser escritos em fonte 18 e os subtítulos, em fonte 12.
  9. Não se esqueça do espaçamento existente antes do início de um parágrafo!
Sobre a divisão do trabalho, uma boa organização é a seguinte:

  • Sumário: relação dos assuntos abordados no trabalho, ordenados e com o número das páginas. Apenas a capa, a folha de rosto e o próprio sumário não devem constar nessa lista.
  • Introdução: explicação resumida do que se trata o trabalho.
  • Desenvolvimento: é a parte mais importante, pois aqui vão constar todas as informações pesquisadas. Caso o assunto seja muito extenso, esta parte pode ser dividida em capítulos.
  • Conclusão: o que aprendeu com o trabalho e seu ponto de vista sobre o assunto estudado.
  • Referências bibliográficas: lista com todos os livros, apostilas sites e quaisquer outros materiais utilizados como fonte de pesquisa.
Seguindo essas sugestões, vocês garantem a produção de trabalhos de qualidade.

Para escrever essas dicas, baseei-me em um texto publicado no site Sua Pesquisa.

Bons estudos,


Prof.ª Teresa Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário