quinta-feira, 16 de abril de 2015

Modelo para trabalhos

Queridos alunos,

Segue um modelo a ser seguido para a composição dos trabalhos escolares. Nele já consta a capa, a folha de rosto, o sumário, a introdução, o desenvolvimento (capítulos), as considerações finais e as referências bibliográficas.


Quaisquer dúvidas, basta entrar em contato.

Bons estudos,


Profª. Teresa Cristina

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Roteiro de Estudos: 1º bimestre (6º ano)

Queridos alunos,

Conforme combinamos, segue o roteiro de estudos que vocês devem seguir para se preparar para nossa Avaliação Bimestral.

Roteiro de Estudos

  1. O que é um texto narrativo?
  2. Quais são os elementos existentes nos textos narrativos? Explique cada um.
  3. O que é foco narrativo? Explique os 2 tipos existentes.
  4. O que são substantivos?
  5. Quais as principais características dos substantivos?
  6. Quais são os tipos de substantivos existentes (classificações)? Explique cada uma, com exemplos.
  7. O que são adjetivos?
  8. Quais as principais características dos adjetivos?
  9. O que são locuções adjetivas?
  10. O que são adjetivos pátrios?

*************************

Copiem as perguntas no caderno (a caneta) e respondam cada uma (a lápis). Para respondê-las, vocês podem consultar o caderno, o Caderno do Aluno ou o Livro Didático, porém tentem escrever as respostas com as suas palavras, de forma que facilite o estudo de vocês.

Na próxima quarta-feira (15/04) faremos, em aula, a correção desse exercício.

Bons estudos,


Profª. Teresa Cristina

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tira em quadrinhos

Queridos alunos,

Hoje lhes trago mais uma tira em quadrinhos para reflexão, desta vez do Armandinho (que ficou famoso através do Facebook):


A mensagem é bastante clara: tudo possui vários pontos de vista, e um julgamento justo envolve analisar cada um deles.

Quantas vezes nós ouvimos apenas uma versão de uma história e julgamos as pessoas sem conhecer o lado delas? Quantas vezes as pessoas nos julgam sem nos conhecer realmente?

Vale refletir e aplicar esse conselho em nossas vidas!

Um abraço,


Profª. Teresa Cristina

terça-feira, 7 de abril de 2015

No meio do caminho - Carlos Drummond de Andrade

Queridos alunos,

Um dos principais escritores brasileiros, Carlos Drummond de Andrade possui diversas obras excelentes. Uma das mais conhecidas, talvez, seja o poema No Meio do Caminho, reproduzido a seguir:
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

As "pedras no nosso caminho" são normalmente associadas aos diversos obstáculos que enfrentamos diariamente. Algumas são pequenas, outras maiores; às vezes estão sozinhas, outras vezes aparecem em quantidade tão grande que parecem formar uma muralha; podem estar enfileiradas, uma atrás da outra, ou com um grande espaço entre elas. Mas a única certeza é que elas sempre aparecem, e nunca sabemos quando virá a próxima, nem qual será a última.
Justamente por esse texto ser um poema famosíssimo de tão renomado autor, diversas referências e releituras já foram feitas sobre ele. Uma delas, por exemplo, encontra-se nessa tirinha em quadrinho:


Como será que temos encarado as "pedras no nosso caminho"? Com o desânimo do homem, que só "fica de mimimi", ou com a animação da formiga, que enxerga na pedra uma oportunidade de algo mais interessante? Vale a reflexão, para repensarmos nossos atos!

Quando um texto faz referência a outro, dizemos que ele apresenta intertextualidade. Vocês conhecem outro exemplo de intertextualidade envolvendo o poema de Carlos Drummond de Andrade? Compartilhem conosco!

Um abraço,


Profª. Teresa Cristina

quarta-feira, 25 de março de 2015

O Conto do Três Irmãos (vídeo) - 6º ano

Queridos alunos,

Como sabem, há diversas formas de contar uma mesma história. Para exemplificar isso, segue uma versão em animação do conto que lemos hoje em sala de aula:


Qual versão vocês preferiram, o texto ou a animação? Quais são as diferenças entre uma e outra versões?

Um abraço,


Profª. Teresa Cristina

sexta-feira, 20 de março de 2015

Substantivos: Jogo do Grau (6º ano)

Queridos alunos,

Conforme estudamos, os substantivos podem aparecer em 3 graus diferentes: diminutivo, normal ou aumentativo. Acontece que nem sempre o diminutivo de uma palavra termina em "inho" ou "inha", bem como nem sempre o aumentativo termina com "ão" ou "ona".

Vamos treinar alguns substantivos que fogem bastante a essas regras?

Para isso, vamos usar um jogo online bem bacana: o Jogo do Grau. As regras são fáceis e as instruções podem ser lidas antes de começar a jogar. Vamos ver quem consegue chegar mais longe! Basta clicar aqui e se divertir!

E aí, alguma palavra surpreendeu vocês nesse jogo? Qual?

Um abraço,


Profª Teresa Cristina

quarta-feira, 18 de março de 2015

Musica sobre substantivos (6º ano)

Queridos alunos,

Agora que estudamos o substantivo, suas características e classificações, trago a vocês uma música justamente sobre essa classe de palavras. A música é de uma banda chamada Sujeito Simples, que tem diversas outras canções sobre a língua portuguesa. Segue a música Substantivo:


Quem quiser dar uma olhada na letra da música, basta clicar aqui.

E aí, o que acharam da música? Ajuda a lembrar melhor as características dessa importante classe de palavras ou não?

Um abraço,


Teresa Cristina