terça-feira, 26 de agosto de 2014

Modo Imperativo (8º ano)

Queridos alunos,

A vídeo-aula que trago hoje para vocês é para responder a algumas dúvidas sobre o Modo Imperativo, e também para corrigir alguns equívocos que tenho percebido durante as aulas. O vídeo apresenta o uso que fazemos desse modo verbal, além de explicar sobre sua formação, isto é, mostrar como ele é formado.


Para garantir que não restem dúvidas sobre esse tempo verbal, segue uma relação de tópicos que vocês devem saber sobre ele:

 - O Modo Imperativo é usado para dar, ordens, instruções, pedidos ou sugestões. Para lembrar disso é só pensar no imperador, que é aquele que impera, aquele que manda em um grande império.

 - Não existe conjugação do Modo Imperativo para a 1ª pessoa singular ("eu"). Simplesmente porque não é possível dar ordens a si mesmo.

 - Quando falamos de tempos verbais, é claro que a primeira coisa que vem à cabeça são os tempos passado, presente e futuro. Porém, eles não têm relação com o Modo Imperativo. Neste modo verbal, o que chamamos "tempo" são as duas possíveis formas das ordens: afirmativa ou negativa. Lembram do imperador? Pois bem, pensem que as ordens deles são permanentes, mesmo que tenham sido dadas no passado continuam válidas no presente e permanecerão no futuro (a não ser que o imperador mude de ideia, claro). Logo, ele só tem duas formas de dar ordens: estabelecer que algo deve ser feito (afirmativo) ou que algo não deve ser feito (negativo).

 - Para saber conjugar o Modo Imperativo, tenho que saber conjugar os Modos Indicativo e Subjuntivo.

 - Como só a 2ª pessoa (tu/vós) do Modo Imperativo Afirmativo provém do Modo Indicativo, só elas são diferentes no tempo Negativo. Todas as outras pessoas são exatamente iguais, seja no Imperativo Afirmativo ou Negativo.

Se mesmo depois dos exercícios que fizemos sobre o Modo Imperativo e desta vídeo-aula vocês ainda tiverem dúvidas sobre esse modo verbal, não deixem de questionar sobre elas. Vocês podem me procurar diretamente durante as aulas ou, se preferirem, enviarem as dúvidas para mim através deste blog, mesmo, como um comentário desta postagem.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário