terça-feira, 16 de setembro de 2014

Roteiro de Estudos (8º ano)

Queridos alunos,

Segue a correção do roteiro de estudos para a avaliação bimestral, feita em aula durante as aulas de ontem e hoje. Aproveitem para revisar quaisquer detalhes que ainda lhes deixam em dúvida!

1) O que é frase? E oração?
Frase: É um enunciado com sentido completo que não precisa de verbo.
Oração: É um enunciado que possui um único verbo (ou locução verbal).

2) O que é período? Qual a diferença entre um período simples e um composto?
Período: É um enunciado com um ou mais verbos (ou locução verbal). Também pode-se dizer que é um conjunto de orações.
Quando o período possui apenas 1 verbo (ou locução verbal), dizemos se tratar de um período simples. Quando ele possui 2 ou mais verbos (ou locuções verbais), dizemos que é um período composto.
Um detalhe interessante: o período simples nada mais é que uma oração!

3) O que é sujeito? Como posso identificá-lo?
Sujeito: É o termo a que o verbo se refere, e com que ele concorda.
Para identificá-lo, basta verificar a quem o verbo se refere.

4) Quais são os tipos de sujeito existentes? Explique cada um.
Sujeito simples: É aquele que possui um único núcleo (palavra principal).
Sujeito composto: É aquele que possui dois ou mais núcleos (palavra principal).
Sujeito oculto: É aquele que não está escrito, mas que pode ser descoberto através da desinência do verbo.
Sujeito indeterminado: É aquele que não está escrito, mas que não consigo descobrir exatamente quem é. Normalmente, só é possível determinar que o sujeito é "eles", sem saber quem são esses "eles".
Sujeito inexistente: É quando uma oração não possui sujeito, pois seu verbo é impessoal, isto é, não são "ações" praticadas por algo ou alguém, elas simplesmente ocorrem. São exemplos de verbos impessoais aqueles referentes a fenômenos da natureza (chover, ventar, amanhecer etc.), o verbo haver com sentido de existir (i.e.: Há muitos alunos na sala.)e o verbo fazer referente a tempo (i.e.: Faz 2 anos que não a vejo.).

5) O que é sujeito agente? E sujeito paciente? E agente da passiva?
Sujeito agente: É aquele que realiza a ação do verbo. Aparece na voz ativa.
Sujeito paciente: É aquele que recebe a ação do verbo. Aparece na voz passiva.
Agente da passiva: Na voz passiva, o sujeito é paciente. Entretanto, na voz passiva analítica é possível expressar também quem realiza a ação. Esse termo, que obviamente não é o sujeito, recebe o nome de agente da passiva, já que é simplesmente aquele que age, que realiza a ação em uma oração na voz passiva.

6) Quais são as 4 vozes verbais? Explique cada uma.
Voz ativa: Ocorre quando o sujeito realiza a ação do verbo. Logo, possui sujeito agente.
Voz passiva analítica: Ocorre quando o sujeito recebe a ação do verbo. Logo, possui sujeito paciente. Pode também apresentar agente da passiva, mas não é obrigatório. Seu verbo principal vem no particípio, acompanhado do verbo ser.
Voz passiva sintética: Ocorre quando o sujeito recebe a ação do verbo. Logo, possui sujeito paciente. Seu verbo principal vem acompanhado da partícula apassivadora "se". Não apresenta o agente da ação.
Voz reflexiva: Ocorre quando o sujeito ao mesmo tempo realiza e recebe a ação do verbo. Seu verbo principal vem acompanhado do pronome "se".

7) O que é verbo?
É o termo que expressa uma ação, estado ou modo do sujeito. Também pode expressar um fenômeno da natureza. Pode ser conjugado.

8) Quais são os 3 modos verbais? Para que usamos cada um?
Modo indicativo: É usado para expressar uma certeza.
Modo subjuntivo: É usado para expressar uma incerteza, uma hipótese ou uma dúvida.
Modo imperativo: É usado para expressar uma ordem, uma instrução ou uma sugestão.

9) Quais são os 2 tempos do modo imperativo?
Afirmativo e negativo.

10) Quais as características do texto instrucional (injuntivo/prescritivo)? E do anúncio publicitário?
Texto instrucional: dá instruções; apresenta verbos no modo imperativo; suas instruções podem ser obrigatórias (texto prescritivo) ou não (texto injuntivo).
Anúncio publicitário: seu objetivo é vender alguma coisa (uma ideia ou um produto); é objetivo; apresenta verbos no modo imperativo; possui um público-alvo específico; apresenta linguagem conotativa; dá importância para textos não-verbais (imagens, por exemplo).

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