sexta-feira, 3 de julho de 2015

Livros da semana (leitura)

Queridos alunos,

A partir de agora, toda sexta-feira deixarei aqui indicações de livros que talvez lhes interessem. Algumas indicações são minhas, outras de alunos.

1. Cidades de Papel - John Green


SINOPSE

Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.

Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.

COMENTÁRIOS

"A história é muito boa e a cada capítulo ela vai te surpreendendo cada vez mais. Ela conta sobre o garoto cujo nome é Quentin, que gosta de sua vizinha Margo, e a partir do dia que ela aparece na janela de seu quarto para uma aventura o livro começa a esquentar, a partir daí é só loucura, até ela desaparecer na manhã seguinte. Aí, Quentin, apaixonado, tenta descobrir o que aconteceu com ela e para onde ela foi." - Israel Pereira (9º ano)

2. O Diário da Princesa - Meg Cabot


SINOPSE

Mia Thermopolis, uma típica adolescente americana, recebe uma notícia que muda sua vida. Seu pai, um príncipe que teve um caso com sua mãe muitos anos antes, descobre que não pode mais ter filhos. Ou seja, Mia se torna a única herdeira do trono da Genovia.

Assumir a coroa não será tarefa fácil. Antes de subir ao trono, Mia terá que passar por um treinamento duro com sua temida avó. Se o sonho de muitas meninas da idade de Mia é ser uma princesa, para ela isso pode virar um verdadeiro pesadelo.

COMENTÁRIOS

O livro trata-se do início de uma coleção (são 10 livros no total), que acompanha a transformação de Mia Thermopolis, uma adolescente tímida e desajeitada, na Princesa Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis, da Genovia.

Escrito em formato de diário, a leitura é muito rápida, e prende a atenção a cada passagem. Os personagens são cativantes e é muito fácil se colocar no lugar da Mia - afinal, quantas vezes temos que assumir um papel que parece muito além de nossa capacidade?

A história trata de romance, amizade, responsabilidade, mudanças, família e autoconhecimento.
Existe uma adaptação para o cinema deste livro. Ela é bastante divertida, porém apresenta diversas diferenças com a versão impressa - especialmente a ausência de alguns personagens interessantes. Tentei achar o trailer para colocar aqui, mas não o encontrei legendado.

3. Extraordinário - R. J. Palacio



SINOPSE

August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

COMENTÁRIOS

"Esse livro foi o melhor que eu já li na minha vida, ele me surpreendeu muito. Ele fala sobre um garoto que tem uma deficiência em seu rosto, e nunca havia ido para a escola. O que me chamou a atenção foi que ele fala assim no começo do livro: 'Não vou me descrever, pois não é necessário'. Então, boa sorte para quem vai ler esse livro, porque você vai ter que adivinhar como seria o seu rosto. Amei esse livro, muito bom para a turma juvenil!" - Israel Pereira (9º ano)

4. A Ilha Perdida - Maria José Dupré


SINOPSE

Descobrir o mistério da ilha perdida. Era esse o ousado projeto dos irmãos Henrique e Eduardo. Porém, quando mal começava sua excursão, depois de atravessar o rio, os dois se viram tão perdidos quanto a própria ilha em que se encontravam.

Que surpresas se escondiam por trás da densa mata que recobria toda a paisagem? Quem seria Simão, o solitário e enigmático habitante da ilha, que separou os dois meninos, levando Henrique para sua caverna? E, afinal, Henrique era um hóspede ou um prisioneiro?

COMENTÁRIOS

Livro cheio de surpresas, mistérios e aventura. A cada capítulo, o leitor vai desvendando a história por trás da ilha junto com os garotos. A curiosidade chega a tal ponto que fica difícil deixar a leitura para outra hora.

5. Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas


SINOPSE

O brigão e valente jovem D'Artagnan chega a Paris com dezoito anos. Seu sonho é ser admitido pelo Regimento dos Mosqueteiros. Porém, D'Artagnan, apesar da valentia não possuía técnicas de esgrima e isso tornava impossível a sua admissão no Regimento. Assim, a pedido de Tréville, ele foi colocado para fazer parte da Guarda Real.

Depois de uma série de confusões e duelos malfadados, D'Artagnan acaba por fazer amizade com os famosos Três Mosqueteiros: Athos, Porthos e Aramis, o que os torna um quarteto inseparável.

Como estão sempre em busca de briga e confusões, os quatro terminam por embarcar numa aventura cheia de perigos para ajudar a Rainha Ana da Áustria e lutar por sua honra.

COMENTÁRIOS

Um clássico da literatura mundial! Quem nunca ouviu a célebre frase "um por todos e todos por um"?

A narrativa de Alexandre Dumas é tão dinâmica que é fácil imaginar as cenas, inclusive as (várias) de ação, como se um filme estivesse rodando em nossa cabeça. Leitura obrigatória para quem gosta de histórias de aventura!


**************************************************

E aí, gente, o que acharam das sugestões de livros desta semana?

Colaborem com nossa corrente literária! Leu um livro (novela, conto, de poesia etc.) e achou legal? Recomende-o para os colegas! Vale comentar aqui no blog, passar o título via Facebook, o que acharem mais apropriado.

Ah, e eu só vou citar o nome do aluno que sugeriu o livro se ele autorizar - caso contrário, fica a sugestão anônima, como algumas das que postei hoje.

Semana que vem tem mais sugestão de livros! E amanhã, mais um texto para leitura (que também foi sugestão de um aluno).


Prof.ª Teresa Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário